Santo Antônio é um dos santos mais populares no mundo inteiro. Frade franciscano, pregou na Itália e na França, recebendo as alcunhas de “Doutor Evangélico”, “Martelo dos hereges” e foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII em 16 de janeiro de 1946. É chamado “o santo dos milagres”, tal a quantidade de fatos extraordinários e sobrenaturais que acompanhavam o seu ministério.

1 – Seu nome era Fernando e ele não era de Pádua

Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) em 1195. Seu nome era Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Somente adotou o nome de Antônio quando se tornou frade franciscano.

2 – Não é chamado de ‘Santo Antônio de Pádua’ no mundo inteiro

Por ter nascido em Portugal, neste país o invocam como Santo Antônio de Lisboa, em referência ao seu local de nascimento. A atribuição “Pádua” refere-se a cidade onde morreu.

3 – Nem sempre foi frade franciscano

Aos 15 anos, ingressou nos Cônegos Regulares de Santo Agostinho (os agostinianos). Dez anos após, ingressou na Ordem dos Frades Menores Franciscanos.

4 – Queria receber a palma do martírio

Ao ingressar nos Frades Menores estava disposto a pregar aos sarracenos e dar a vida por amor a Cristo. Foi ao Marrocos, mas uma grave doença o obrigou a retornar.

5 – Foi um grande pregador

Era um grande gênio da oratória e tinha profundo conhecimento das Sagradas Escrituras. Foi nomeado o pregador oficial dos Franciscanos e professor de Teologia.

6 – Carrega o Menino Jesus em seus braços devido a uma aparição

Diz-se que em uma ocasião, enquanto orava, apareceu-lhe o menino Jesus e o santo segurou-o em seus braços e por esta razão, até hoje, é representado sustentando o menino Deus.

7 – Seu milagre mais famoso permitiu que um homem recuperasse um pé amputado

Em Pádua, um jovem chamado Leonardo, em uma crise de raiva, chutou a própria mãe. Arrependido, confessou sua falta a Santo Antônio, que lhe disse: “O pé daquele que chuta sua própria mãe merece ser cortado”. Leonardo correu para casa e cortou o pé. Ao saber disso, Santo Antônio tomou o membro amputado do jovem e milagrosamente o uniu ao corpo.

8 – É conhecido como o santo mais milagroso

Sua fama de realizar atos prodigiosos nunca diminuiu e ainda hoje é reconhecido como o maior taumaturgo de todos os tempos.

9 – Recorrem a ele para pedir um bom marido ou esposa

Por este motivo, algumas pessoas chegam a colocar sua imagem de cabeça para baixo, mas isso é uma superstição e uma prática não cristã.

10 – Sua canonização foi a segunda mais rápida da história

O Papa Gregório IX o canonizou 352 dias depois de sua morte, em Pentecostes, no dia 30 de maio de 1232.

Com informações de ACI Digital