quarta-feira, junho 29, 2022
InícioSanta RitaAs 15 quintas-feiras de Santa Rita

As 15 quintas-feiras de Santa Rita

Esta devoção consiste em celebrar as 15 quintas-feiras que antecedem a festa da santa , que ocorre no dia 22 de maio, com práticas particulares de piedade, como sobretudo a meditação de uma parte de sua vida ou de algumas de suas virtudes e a aproximação do santo sacramentos . de Confissão e Comunhão.

 


Papa Bento XV

Foram instituídas com o aval da Igreja, para comemorar os 15 anos em que Santa Rita trazia na testa a dolorosa chaga causada pelo espinho, o Santo Padre Bento XV, com um Breve proferido em 14 de janeiro de 1919, concedeu a indulgência plenária de cada vez a todos os fiéis que confessados, intervierem em qualquer igreja ou oratório, por 15 quintas-feiras continuarem a súplicas, a ser realizada publicamente com a aprovação do Ordinário, e ali rezarão pela harmonia entre os cristãos, pela erradicação das heresias e a exaltação da Santa Madre Igreja Católica. Além disso, concedeu indulgência parcial de cada vez aos fiéis que, pelo menos com o coração contrito, intervierem nas ditas orações por 15 quintas-feiras contínuas. Tanto a indulgência plenária como a indulgência parcial são aplicáveis ​​como forma de sufrágio às almas do purgatório.

Oração preparatória

Meu Deus, creio firmemente que estou diante de Tua presença divina, cercado por todos os lados de tua imensidão: e com todo o espírito de fé te adoro profundamente. Admiro tua suprema degnação, pela qual me apoias, que sou uma criatura miserável, diante de Ti. Peço-te humildemente perdão pelas minhas muitas faltas e suplico-te que me assistes com a tua santa graça, para que eu possa fazer isso por exercício com devoção e merecer ser ouvido na presença de tua divina majestade. Santíssima Virgem, Anjos e Santos do Paraíso e Vós, minha protetora Santa Rita, obtende de Deus as luzes da mente e os afetos do coração, que são mais necessários à minha saúde eterna. Que assim seja.


1ª quinta-feira.

Nascimento de Rita
Virtude: Espírito de oração

Antônio e Amata Ferri, esposos de espírito verdadeiramente cristão, depois de confiar as orações ao Senhor, na velhice finalmente têm a certeza e o consolo de ter uma filha. Assim nasceu S. Rita, em Roccaporena, nas montanhas da Úmbria verde, um presente escolhido do céu, uma recompensa superabundante e feliz pelas orações e boas obras.
A oração pode surgir do seu coração todos os dias.
Confie a ela suas esperanças, suas alegrias e suas tristezas: Deus a ouvirá; conforme a vontade divina, a oração será mais eficaz e as graças e bênçãos divinas se derramarão abundantemente sobre sua cabeça.

Tratar. –Rezando hoje, procure despertar em seu coração sentimentos de absoluta confiança e total abandono, em todas as ocasiões, aos desejos divinos, e interponha a ajuda de Santa Rita a isso.

Oração. – Ó Gloriosa Santa Rita, vós que fostes, com um dom escolhido, dado por Deus às orações, lágrimas e boas obras de vossos pais, acolhei nossa humilde e fervorosa oração. Esperamos da vossa intercessão o espírito de oração cristã, que nos fará voltar para o céu com confiança e perseverança, sempre seguros da amorosa proteção daquele Deus, que é nosso Pai e que, mesmo quando parece abandonar-nos, o faz para provar nossa fidelidade e, portanto, conceder-nos dons mais abundantes. Somos miseráveis ​​e fracos, as paixões nos oprimem, os desejos da terra nos afastam do céu, mas queremos nos elevar acima de todas as misérias e fraquezas: queremos ser verdadeiros cristãos. Ah! Sua poderosa ajuda vem para nos fortalecer; por sua intercessão podemos sentir a fé, a esperança e a caridade cada vez mais vivas em nós; ajoelhando-se diante do vosso altar, infunda em nossos corações a confiança, aquela confiança que nos faz recorrer a Deus como filhos amorosos e nos torna cada vez mais certos de que só Ele é nosso descanso e nossa paz. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que dignastes conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do vosso amor e na fronte os sinais da vossa paixão, concedei-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


2ª quinta-feira 

Infância de Santa Rita 
Virtude : Prontidão no serviço divino

Assim que ela foi regenerada nas águas sacramentais do batismo, os dons celestiais começaram a se manifestar em Santa Rita. Com cuidado constante e incansável, foi crescendo, dando frutos abundantes dia após dia, na prática das virtudes cristãs e na busca apenas daquilo que mais intimamente a unia a Deus; aqui é a infância de Santa Rita.
Ouça também a voz do Senhor. Vigilantes e prontos, esforçai-vos por amar a Deus praticando as virtudes, sem adiar para outros tempos o serviço divino, a plena e exata prática da lei divina. Deus não quer as sobras e desperdícios das paixões e do mundo, mas as primícias do seu coração.

Tratar . – Confiando na ajuda de Santa Rita, procurai destruir com atos de virtude contrária a paixão que vos impede de exercer com perfeição os vossos deveres cristãos.

Oração . – Ó aventureira Santa Rita, que desde a aurora dos teus dias sentiste como é doce entregar-te em tudo ao Senhor, e com o teu coração cheio de amor divino só quiseste o que Deus te agradasse e fosse a sua glória , ah! Obtenha este espírito para nós, que miseráveis ​​e cegos, correndo atrás das ilusões enganosas do mundo, esquecemos nosso Criador e Pai. Obtende-nos do Supremo Doador de todo bem a graça celestial que ilumina a mente, fortalece nosso coração e, quebrando a tenaz resistência dos apetites doentios e vencendo as dificuldades dos inimigos de nossa saúde, nos faça amar apenas as vantagens espirituais.
Não é em vão, ó nosso amável Protetor, que depositamos confiança e esperança em Ti; Você gentilmente acolhe o voto feito ao pé do seu altar; que queremos antes de tudo apenas aquilo que eleva a alma a Deus. Aceite este voto, apresente-o ao Pai Celestial; e venha para nós o dia de sorte, em que possamos louvar o Senhor benigno com você por ter nos aceitado para nossa saúde para a felicidade eterna. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


3ª quinta-feira

Casamento de Santa Rita
Virtude: obediência

Rita, renunciando à alegria de constituir família, só anseia pelo estado de virgindade para ser santa no corpo e no espírito, mas a vontade de seus pais a preparou e escolheu um esposo e a santa, depois de longas orações, oferece ao Senhor o sacrifício de seu piedoso desejo, aceitando o estado civil desejado por seus parentes.
Admire a obediência heróica de nosso Santo e procure submeter seus desejos à prudência daqueles que Deus escolheu para seus cuidados. Obediente e submisso, o espírito se alegrará na vitória sobre o mal, na conquista de todo o bem para a salvação de sua alma.

Tratar . – Aceite hoje todos os desejos de seus superiores, sem a menor observação, em honra de Santa Rita.

Oração. – Perfeito exemplo de obediência à vontade divina, gloriosa Santa Rita, acolhe a oração que irrompe do nosso coração, só desejosa de fazer o que pode torná-la semelhante a ti. Nossa alma rebelde e orgulhosa só quer o que lhe apraz e esquece de reconhecer naqueles que nos mandam o representante de Deus, que nos manifesta sua vontade para nossa santificação e saúde.
Ah! Tu, ó nossa Padroeira, implora-nos que sejam destruídas em nós as raízes da rebeldia e do orgulho; que nossa cabeça se incline humildemente, que nossos desejos terrenos sejam quebrados e oferecidos como holocausto de propiciação e obediência ao Senhor. Queremos honrá-lo com a mais digna das honras: tornar-nos semelhantes a você; mas somos fracos e nossas resoluções logo enfraquecem e definham. Sua proteção vem em nosso auxílio; Nossa homenagem subirá a Ti, quando, Tua misericórdia, seremos Teus imitadores em seguir e acolher a voz de Deus.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


4ª quinta-feira

Santa Rita uma Mulher Paciente.

Virtude: paciência

O marido de Rita, de índole áspera e colérica, faz recair sobre sua doce esposa as agruras de sua paixão. Mas o nosso santo, já formado na escola de Cristo, responde à dureza com amor; acalma as palavras de raiva com acentos de doçura e usa todo o cuidado para cumprir os desejos de seu marido e evitar os menores desejos.
Na adversidade, nos contratempos que vêm dos homens, não se preocupe com a pessoa, mas veja a mão de Deus, que quer provar você e quer experimentar a sua fidelidade. A vitória é prometida àqueles que são pacientes; a paz, ainda nesta vida, é a recompensa de quem sabe receber todas as adversidades como manifestação da vontade de Deus, que é sempre vosso Pai, tanto quando vos parece bondoso para vos consolar, como quando permite a tribulação para te corrigir.

Tratar . – Ofereça a Santa Rita o desejo de ter sempre em mente a sua paciência na adversidade, repetindo para si mesmo em qualquer dano que lhe seja feito: “Faça-se a vontade de Deus”

Oração. -Ó Santa Rita, tu que nos deste um exemplo tão brilhante de paciência, obtende-nos novamente a graça do Senhor de poder imitar-te nesta virtude tão difícil à nossa fraqueza; veja o quanto nos opomos ao sofrimento, quanto ao surgimento das menores adversidades, somos levados pelo ímpeto da raiva e do ressentimento! Ah! Faça com que, a seu exemplo e graças à sua ajuda, toda dor possa ter sucesso em nome de Deus, amado; que a graça de Deus nos mova, penetre em nossos corações ainda carnais, comprima suas rebeliões e durezas e em cada ocasião próspera ou adversa, não ouçamos de nossos lábios uma única palavra: “Bendito seja o Senhor; abençoado na alegria e na tristeza, abençoado na saúde e na enfermidade; abençoado nesta vida, na esperança de poder abençoá-lo eternamente no céu. Que assim seja

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


5ª quinta-feira

Assassinato do marido de S. Rita  e morte dos filhos 

Virtude: Perdão das ofensas

A vida de casada de Rita termina com um drama de sangue sombrio: seu marido é morto por alguns de seus inimigos. Nesta conjuntura triste, Rita revela toda a sua virtude; dilacerada no íntimo do coração, ela suporta o duro golpe sem rebelião, perdoa os assassinos de seu marido por amor de Deus e pede e obtém a graça de que seus filhos, ansiando por vingança, sejam tirados dela antes que suas almas sejam manchadas pelo pecado.
Nunca responda à ofensa com ofensa, mas aprenda com Rita a perdoar aqueles que lhe fizeram algum mal, se você quer que Deus lhe conceda seu perdão e suas graças. Isto é o que o Senhor quer de você, que faz o sol nascer sobre os bons e os maus, e faz o orvalho descer sobre todos.

Tratar. – Nos momentos em que o ódio e as aversões perturbam a sua alma, segure a imagem de Santa Rita junto ao coração e procure imitá-la na virtude do perdão.

Oração. – Ó admirável Santa Rita que mostraste, perdoando aqueles que te dilaceraram o coração, quão heróica era em ti a virtude do perdão, deixa ainda acender em nossos corações a chama da caridade divina, que destrói todo sentimento de aversão e de ódio para com aqueles que nos ofenderam. Todos os homens são nossos irmãos, somos todos filhos do mesmo Pai; mas por cegueira e malícia, uma simples palavra, um ato contrário a nós, brota de nossa alma, acentos de desprezo vêm em nossos lábios, palavras afiadas e duras: à menor ofensa, apenas solicitações para satisfazer a paixão, invocamos em nossos dano e ofensa estão chegando. Ó glorioso santo, nós nos voltamos para você, confusos e aterrorizados por nossa miséria e malícia, pedindo sua ajuda, seja por sua intercessão, confundido o espírito de ódio e assassinato, que diante de nosso olhar está o crucifixo e ao nosso ouvido ressoa o acento supremo do Filho de Deus moribundo, e ao mesmo tempo desce a força suprema, que no ofensor nos faz reconhecer o irmão , que dão força para poder sempre repetir o que agora dizemos ao pé da vossa imagem: “Sim, perdão! Chega de ofensas entre os homens, porque todos devemos nos unir em Deus, porque Deus é o Pai celestial de todos; não mais ofensas, não mais! Não há mais ofensas entre os homens, porque todos devemos nos unir em Deus, porque Deus é o Pai celestial de todos; não mais ofensas, não mais! Não há mais ofensas entre os homens, porque todos devemos nos unir em Deus, porque Deus é o Pai celestial de todos; não mais ofensas, não mais!

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


6ª quinta-feira

Santa Rita entra no mosteiro
Virtude:  perseverança

Rita, decidida a entregar-se mais absolutamente a Deus, pede três vezes para ser admitida entre os agostinianos de Cássia, mas estes, não acostumados a admitir, senão virgens, no recinto sagrado, recusam sua entrada. A ajuda divina intervém para coroar seus desejos. Enquanto reza, uma noite, ela se ouve chamada por uma voz celestial, e guiada por seu Protetor São João Batista e pelos Santos Agostino e Nicola da Tolentino, ela é milagrosamente introduzida no Mosteiro, para surpresa das freiras, que , movido pelo milagre, dê graças a Deus.
Aprenda com isso a perseverar na oração e no bem. Deus avisa que a constância é uma das características da oração verdadeira e eficaz. Ele quer que você confie em sua palavra: você pode negar-lhe a confiança? No abandono, nas repulsas, na dor, ele sempre ama e espera: lembre-se de que a perseverança é o aroma, é o bálsamo, que preserva e defende as boas obras.

Tratar . – Quando lhe parecer que não está sendo ouvido em suas orações, confie no Senhor e repita a Santa Rita que você quer imitá-la.

Oração. – Aqui, ó S. Rita, aos vossos pés as almas que muitas vezes são dominadas pelo desespero, que fracas e miseráveis ​​não são capazes de resistir a uma longa luta, que não lutam um dia inteiro se não têm a esperança de serem poder descansar para amanhã. Você, que foi tão perseverante nas repulsões mais obstinadas, que não se permitiu correr sempre animadamente no caminho de Deus, por mais difíceis que sejam os obstáculos que se oponham ao seu caminho, venha em auxílio de nossa fraqueza. Sem a ajuda divina, não seríamos capazes de nos manter constantes no bem: o desejo de ver cumpridos nossos impulsos para o céu, porque podemos manter nossos pensamentos e aspirações no ar por muito tempo. Mas ainda sabemos que tudo podemos naquele que nos conforta. Ó nosso Protetor, obtenha para nós a graça divina para nos fortalecer, que temperam nossos corações moles e carnais para o bem. Sob sua orientação, apoiados por seu poder, perseveraremos no desejo, até alcançarmos a recompensa prometida; e o louvor sucederá sozinho e eterno ao choro. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


7ª quinta-feira

S. Rita exemplo de observância regular 
Virtude:  fidelidade às obrigações do Estado

As virtudes de Rita brilham mais onde ela se torna o exemplo perfeito de observância para todos; humilde e dócil com as irmãs, sujeita em tudo à vontade da Superiora, Rita é a expressão da regra. Nela é dado admirar o pleno e completo cumprimento.
Da fidelidade de Rita às suas regras você aprende a regular sua vida. Qualquer que seja o seu estado, ele lhe impõe deveres que outros podem considerar como um fardo insuportável, mas que você, como cristão que é, deve considerar como preceitos e meios de santificação. Pais e filhos, superiores e súditos, todos lembram que o menor ato, a menor obrigação, o trabalho mais indiferente, são escadas para subir ao Céu, quando são aceitos com alma cristã.

Tratar . – De manhã ofereça a Deus o que vai fazer durante o dia e renove a oferta várias vezes, principalmente quando se dirigir a Santa Rita.

Oração. – Ó gloriosa Santa Rita, no exercício pleno e ininterrupto dos teus deveres religiosos dás um brilhante exemplo de cumprimento do teu estado: que este teu exemplo seja um poderoso estímulo para cumprir, com o coração iluminado pelo desejo de conforme a vontade divina, o que é exigido pela nossa condição. Deus, por sua imensa bondade, quis que tudo fosse útil para nossa santificação e que as necessidades da vida e as preocupações materiais, aceitas por sua mão e oferecidas a ele, se transformassem em méritos de graça e virtude. Por vossa bondade podemos fazer uso deste dom celestial, implorar-nos a luz que guia nossa mente, a chama que acende nosso coração, para que nas coisas volumosas e transitórias do mundo colhamos a colheita celestial. Por bondade divina e sua intercessão, todos cooperam para o nosso bem e nos aproximam da pátria, à qual a alma suspira entre as misérias da peregrinação eterna. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


8ª quinta-feira

Santa Rita amante do Crucifixo 
Virtude:  sofrimento

A contemplação das dores do Crucifixo e o desejo ardente de saborear parte das dores da paixão são para Rita um estímulo e um cuidado contínuos. Aos pés de Jesus trespassado na cruz, ela chora e reza. Um dia, enquanto ela está mais fervorosamente absorta na contemplação da paixão de Cristo, desprende-se a coroa de espinhos e vai cravar-se no rosto da Santa, produzindo uma dolorosa chaga, pela qual Rita se torna mais semelhante e mais unida a ela. o Senhor Crucifixo.
Muitas vezes eleve seus pensamentos à paixão de Cristo, aprenda, por exemplo, com Rita que, para ser de Jesus Cristo, você deve abraçar pacientemente as dores da vida, aceitando com resignação todas as cruzes que o Senhor se agradou de lhe enviar.

Tratar. – Você fará alguma mortificação durante o dia, negando sua vontade e aceitando das mãos de Deus os contratempos que precisará.

Oração. – Ó apaixonado amante do Crucifixo, convidando Santa Rita, ao menos uma parte do seu amor pela tribulação possa ser transfundida em nossos corações. Abram-se os nossos olhos para contemplar toda a beleza cristã da dor, que a nossa alma experimente a sua doçura e a sua bondade. Sabemos que Cristo escolheu voluntariamente a Cruz e as tribulações, rejeitando a alegria e as alegrias; isso deve nos fazer mais do que convencidos de que o verdadeiro bem não está em sorrir, mas em chorar, e que o homem deve sofrer se quiser se tornar digno de seu Deus. Mas nossa miséria e cegueira é tão grande que chamamos felizes os sortudos . século e nós odiamos a amargura saudável da dor. Ah! Ó nosso Protetor, vens iluminar-nos com o teu exemplo, para que aspiremos a unir-nos a Jesus, aceitando pacientemente todas as dores e adversidades: e, embora tão longe da perfeição, obter para nós que ainda podemos, olhando para o Céu onde a saúde nos espera e de onde vem a força, repetir as palavras sublimes de São Paulo: “Estou transbordando de alegria em todas as minhas tribulações”. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


9ª quinta-feira

Vida oculta de  S. Rita
 Virtude:   meditação

Rita, toda despertada pelo desejo de se recolher com seu Deus, não sente maior prazer do que no silêncio e na solidão. Se a caridade, a obediência, a devoção às vezes a chamam em contato com o mundo, ela não nega ter abandonado sua cela, mas assim que está livre retorna ao seu retiro, onde aprende mais a valorizar os bens espirituais e eternos.

Aqui está uma lição em suas várias ocupações; refletir que o recolhimento não se impõe apenas aos religiosos, mas é uma virtude comum a todo cristão. Quando as necessidades da família, do ofício ou da caridade, a prudência, a conveniência o chamarem no meio do mundo, não recuse; mas fuja de tudo que possa dissipar seu espírito. Deus fala ao coração recolhido e suas inspirações são reservadas para aqueles que se mantêm longe das distrações mundanas.

Tratar . – Fiquem reunidos hoje por algum tempo em casa, dedicando-se à consideração dos bens celestiais e fazendo algumas orações especiais em honra de Santa Rita.

Oração. – Ó Santa Rita, que nossa antiga suplicante chegue até você hoje e mova seu coração de piedade. Com quantas misérias morais somos afligidos! Como nossa alma corre atrás da vaidade, esquece seu Criador e o verdadeiro bem! Descuidados e sem vontade de recolher dentro de nós mesmos para ouvir a voz de Deus, que em silêncio nos fala admoestando e confortando, nossos olhares, nossa memória, nossos desejos e afetos, tudo anseia por conversas, pelos prazeres e ruídos do mundo. . Imploramos sua semelhante ajuda para se entregar ao amor do céu: você toma nosso coração, aproxima-o do seu e do contato purificador, remove sua inconstância e leveza nativas. Que o amor do céu nos acalme as conversas e os ruídos da terra e por sua misericórdia ainda aprendamos que não há alegria, não há esperança, não há paz maior do que aquela que Deus concede àqueles que, não se importando ou desprezando as palavras vãs dos homens, procuram apenas ouvir a voz divina em silêncio. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


10ª quinta-feira 

Santa Rita  iluminada com amor divino
Virtude:   Caridade para com Deus

 

Ao longo da vida de Santa Rita, o amor a Deus reina supremo e indiscutível. A caridade inspira cada pensamento, cada desejo, cada batida do coração de nossa Santa, e se manifesta em suas ardentes aspirações, nas longas e contínuas orações, na incansável meditação da Divina Bondade .

Recolha-se e medite com profunda atenção no primeiro e maior mandamento da lei divina. Amai o vosso Senhor, Bem supremo e infinito, com o mais vivo amor. Ele te amou a ponto de se tornar homem e morrer pelo tel. Ó alma, você não se confunde diante de tanto amor? Ame, portanto, a Deus com todo o seu coração, com toda a sua mente, com todas as suas faculdades. Se seu coração ainda não está iluminado pelas chamas do amor divino, oh! Não demore mais; abandone-se ao seu Pai celestial, e você sentirá como Deus é doce para aqueles que o amam.

Tratar . – Repita o ato de caridade três vezes durante o dia, com profundo sentimento, à imitação de Santa Rita, procure pensar muitas vezes no amor que o Senhor teve por você.

Oração. – Ó gloriosa Santa Rita, Tu que foste inflamada pelo amor divino, acolhe-nos, tão mornos e lânguidos, sob a tua proteção, e vamos imitar-te. Conhecemos toda a necessidade, retidão, paz e bondade, que se encontra no amor por um Deus tão bom e grande, por um Deus que nos encheu de seus benefícios e para quem cada momento de nossa vida marca um benefício. No entanto, mesquinhos e humildes, não podemos chegar à altura da caridade divina sem a ajuda da graça divina. Vós, ó nosso protetor, obtende-nos esta graça, para que nossas almas sejam transformadas, para que desejemos ardentemente competir no amor divino com os santos e com os anjos. Do Senhor, eterna caridade e eterna misericórdia, Pai misericordioso de nossa alma, implora-nos o tesouro da caridade divina e quanto mais fervorosa a nossa oração chegará a ti e mais agradável e acolhedora a apresentarás ao Senhor. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


11ª quinta-feira

S. Rita e suas  Virtudes semelhantes
Virtudes:   Caridade para com o próximo

A vida de Santa Rita também nos mostra um cuidado contínuo e vigilante para beneficiar os homens por todos os meios, sem qualquer distinção. Enquanto ela estava no século, ela deu abundantemente de suas tênues substâncias aos pobres. O amor ao próximo a fez perdoar generosamente os assassinos do marido; movida pela caridade, entregou-se incansavelmente à correção dos vícios, e por tudo tinha palavras de admoestação, conforto e instrução eficaz. Mesmo no claustro, Rita redobra a prática desta bela virtude para com as irmãs, não se poupando de forma alguma, para as beneficiar.

Considera, ó alma cristã, que o preceito de amar o próximo como a si mesmo foi proclamado pelo Senhor semelhante ao primeiro, que é o maior de todos, que é o amor a Deus. e você cumpre este preceito, no qual, juntamente com o primeiro, toda a lei é entendida? Tente, portanto, por todos os meios amar o seu próximo; mas lembre-se que só então você será capaz de amar reta e verdadeiramente: quando o amor tiver seu fundamento em Deus.

Tratar . – Pratique algum ato de caridade para com o próximo e diante da imagem de Santa Rita renove a resolução de extinguir em você toda aversão aos outros.

Oração. – Confusos com a certeza da nossa indignidade, recorremos a Ti, ou Santa Rita. O preceito e o exemplo do Senhor, a vida dos santos e das almas verdadeiramente cristãs inculcam-nos de todas as maneiras a necessidade de amar o próximo, de cultivar sentimentos da mais terna caridade para com todos: mas nós, amantes apenas dos nossos conveniência, obedientes às paixões incorretas, nós as esquecemos com muita frequência na prática, embora o lábio ainda repita o ato de amor. Ah! Ó nosso Protetor, a terna caridade, que nutriste pelos pobres e pecadores na terra e que agora, sublimada em Deus, com mais intenso ardor, agita o teu coração, converte-te a nosso favor; que seja um nobre triunfo da vossa caridade, que é a caridade de Deus, a transformação da nossa alma, que do frio se inflama de amor, do egoísmo cheio de terna solicitude pelos outros, de desejoso apenas de seu próprio bem, consagrado ao alívio de todos os infelizes. Aceita a nossa oração, ó Santa Rita, e ouvida por ti, faze-nos repetir dia a dia a ação de graças mais plena e sentida à infinita misericórdia de Deus.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


12ª quinta-feira

Santa Rita penitente 
Virtude:  mortificação

A Santa de Cássia passa a vida em penitência contínua. Suas faculdades, os sentidos, a mente, a vontade, todo o corpo, toda a alma estão confinados por ela à Cruz com Cristo. De fato, é a mortificação que mantém o perfume de suas virtudes e a faz conservar imaculada a flor escolhida de todo bem.

Você também precisa de mortificação. Não se deixe enganar pelos argumentos falaciosos daqueles que querem que você acredite que o homem deve sempre satisfazer todos os seus desejos. Nosso Senhor disse que na penitência está a nossa saúde. Mortalize-se, portanto, vivendo com sobriedade, justiça e piedade, afastando todos os desejos do mundo e dos sentidos, e mantendo os olhos na bendita esperança do reino de Deus.

Tratar. – por amor de Deus e em homenagem a Santa Rita, abstenham-se de qualquer entretenimento legítimo e curiosidade fútil e vã.

Oração. – Ó Santa Rita, apresentamos-te a resolução, nascida da consideração de tuas penitências, de quereres mortificar toda má tendência, de oferecer ao céu o sacrifício de nossos desejos terrenos para nos tornar dignos das bênçãos divinas. Você gentilmente aprecia nossa oferta, e você, que a inspirou, consegue que possamos observá-la com fidelidade e amor: certifique-se de que nossa resolução não seja em vão e que, assim que retornarmos às nossas ocupações habituais, não se esqueça disso, tornando-se como antes imortalizado e intolerante a qualquer restrição. Queremos nos tornar semelhantes a ti, ó nosso Protetor: sabemos que nossa vontade é fraca e instável, mas tua intercessão é poderosa; isso, portanto, nos fortalece e devolve à virtude a alma inclinada ao mal. Dê ao mundo esta demonstração de seu poder novamente, da imensa graça que o Senhor vos concede; que nossas vontades rebeldes se inclinam a aceitar as adversidades com resignação e alegria, que, sóbrios e moderados, sabemos negar-nos aos prazeres dos sentidos, aspirar apenas às consolações do espírito.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


13ª quinta-feira

S. Rita e o mundo  
Virtude:   cuidado dos bens celestes

Ao longo da sua vida, a nossa Santa mostra todo o seu desprezo pelos bens terrenos. Ela deu uma prova luminosa disso na vida do século, quando repetiu para si mesma que não foi feita para a terra, mas para o céu. Um sinal mais claro de dentro do claustro, renunciando a todo bem e à própria faculdade de possuir, não só na realidade, mas também com afeto. Seu coração nunca se apega ao bem terreno; nenhum de seus sentimentos está ligado a qualquer posse.

Você também, que vive no mundo, é obrigado a separar seu coração de suas posses. Você não é obrigado a renunciar a todas as faculdades; mas você teme que as honras e o cuidado de acumular riquezas não o afastem do céu. As riquezas, os meios e as honras terrenas talvez nunca te sirvam para cometer o mal com mais facilidade, mas que sejam ocasião de virtude e mérito diante de Deus, de nada te servirá ter conquistado todos os bens do mundo se tiveres perdeu sua alma!

Tratar. – Privado de algo que não é necessário para você, e pelo amor de Santa Rita, distribua o preço em boas obras.

Oração. – Ouça, ó Santa Rita, você, nossa esperança e nosso conforto, ouça nossa humilde oração. Que abismo de miséria temos em nós! Com tua intercessão cura e abre nossos ouvidos, para que ouçam a voz de Deus: cura e abre nossos olhos, para que vejam os sinais; cura e fortalece nossa vontade, para que seja decidida e forte em obedecê-lo. Nós, feitos para o Céu, nós, herdeiros do reino de Deus, nos rebaixamos à lama; pasmos com o barulho do mundo, ouvimos as vozes que nos prometiam a felicidade dos bens terrenos, esquecendo a voz severa do nosso Pai, advertindo que no amor às riquezas perdemos o seu amor. Ah! Você que experimentou toda a doçura dos bens celestes, instila uma gota em nossos corações; e então não curaremos mais nada, nada poderá nos afastar de sua compra; e os bens materiais não serão buscados por nós nem ao preço da religião, da justiça, da caridade. Que seja um esplêndido triunfo de sua graça que todos eles se tornem amantes do céu, aqueles que até agora não buscavam e ansiavam por nada além da terra. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


14ª quinta-feira

Santa Rita enriquecida de dons celestiais
Virtude: confiança

 

Em Santa Rita admiramos, numa sucessão ininterrupta, milagres e graças extraordinárias. O enxame branco de abelhas que entra e sai de sua boca no berço, sua entrada prodigiosa no mosteiro, o espinho que feriu sua testa, o dom de curar não nos lembram que uma pequena parte das graças extraordinárias que adornam a nossa santa . E o dom dos milagres é sempre mantido vivo e cresce após sua morte. Os séculos passados ​​servem apenas para engrandecê-los mais, para fazer com que as pessoas recorram a ela com viva confiança e cada vez mais povos, pela fama de prodígios, são levados a invocar a heroína de Cássia como a Santa do impossível.

Os dons celestiais devem iniciar sua confiança em Deus. Nas dificuldades da vida, na angústia, na adversidade, busque a Deus e você será consolado. A confiança no Senhor é a base de toda a vida. Onde suas forças falharem, abandone-se com confiança nos braços do Redentor, que o criou, é verdade, sem você, mas não quer salvá-lo a não ser com sua cooperação.

Tratar. – Em suas preocupações, confie no Senhor e proponha que você queira interpor a intercessão de Santa Rita nos perigos.

Oração. – Ó gloriosa Santa Rita, que fostes objeto dos prazeres de Deus e por ele fostes enriquecida com os maiores favores e tornada poderosa com o dom dos milagres, levai-vos a ter piedade de nós fracos e enfermos, expostos a mil tentações e perigos. O grande poder concedido a você se converte em nosso bem. Agora que você vive abençoado e glorioso, na segurança da união perpétua com Deus, você pode fazer o melhor para garantir que as bênçãos celestiais sejam derramadas sobre nossas cabeças e, por meio dessas graças e bênçãos divinas, a confiança viva e forte. vigor na alma, no céu. Ah! Consiga-nos que, despojando-nos de uma confiança demasiado falaciosa nos meios humanos, cresça em nós o divino. Que a nossa alma se entregue inteiramente ao Senhor, para que espereis no Senhor mais do que na vossa própria força, no vosso engenho, em seu próprio poder ou no de cada criatura. Obtenha esta confiança para nós, ou grande santo; e ao pé de sua imagem gloriosa, prometemos mantê-la como um tesouro e abençoá-lo para sempre. Que assim seja.

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração. – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


15ª quinta-feira

Morte de  Santa Rita 
Virtude:  desejo de Céu

Em 22 de maio de 1447, após uma doença, durante a qual ela mostra uma paciência heróica e um desejo muito forte de voar para o céu, Rita morre. A doce paz da Santa é acompanhada de milagres e o seu corpo parece rejuvenescer e assumir aquela incorruptibilidade, pelo que o Senhor a preservou durante séculos e fez clara atestação da sublime santidade da alma, que a informava e que agora ele canta com os cidadãos abençoados os louvores perenes do Todo-Poderoso.

Lembre-se que a morte é o início de uma nova vida, e repita sempre com São Paulo: “Ó morte, onde está a tua vitória?”. Pense nisso: a morte é a passagem para o descanso e a felicidade eterna para quem está na graça de Deus; você também aspira a essa felicidade com toda a sua alma. Acima, alto, muito alto, além das estrelas está a pátria; não se esqueça disso por um momento. Este desejo, esta oração irá torná-lo melhor e enjoar de tudo o que é baixo e vil, fará você amar o bem e a virtude.

Tratar. – Como fruto deste piedoso exercício, proponha imitar as virtudes do Santo, em qualquer estado de vida que você esteja, repetindo todos os dias para si mesmo o pensamento de Santa Rita: “Eu não sou feito para a terra, mas para o céu “.

Oração. – Ó Santa Rita, a Vós que veneramos resplandecente de glória, as nossas preces são dirigidas humilde e confiantemente deste baixo vale de lágrimas. Ansiamos pelo descanso eterno, mas uma dúvida terrível nos assalta e fere o coração; Chegaremos à terra prometida? Aproveitaremos um dia com você, depois de tantas faltas, tantas promessas feitas e não cumpridas, tantas inspirações e graças desprezadas? Ah! Interponha-se por nós com Deus e obtenha de nós misericórdia. Se nossa indignidade é grande, a misericórdia divina é infinitamente maior. Nós, arrependidos, rogamos ao Senhor que nos conceda o que pedimos sem mérito algum; e Aquele que nos fez do nada, para que pudéssemos implorar seus dons, não faltará nossa oração e nosso arrependimento. Tu, ó nosso Protetor, ajuda-nos a manter-nos fiéis às promessas feitas ao Senhor;

Rogai por nós Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oração . – Ó Deus, que te dignaste conceder a Santa Rita o grande dom de amar os inimigos e levar no coração os sinais do teu amor e na fronte os sinais da tua paixão, concede-nos, por sua intercessão e pelos seus méritos, perdoa os nossos inimigos e medita nas dores da tua paixão, para alcançar a recompensa prometida aos mansos e aos que choram. Um homem.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória.


PATRONA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS…

Ó querida Santa Rita, nossa Padroeira mesmo nos casos impossíveis e Advogada nos casos desesperados, que Deus me livre da minha aflição presente, e afaste a ansiedade, que aperta tanto o meu coração.

Pela angústia que experimentou em tantas ocasiões semelhantes, tem compaixão de mim, que confiantemente pede sua intercessão no Divino Coração de nosso Jesus Crucificado.

Ó querida Santa Rita, guia minhas intenções nestas humildes orações e desejos fervorosos.

Ao corrigir minha vida pecaminosa passada
e obter o perdão de todos os meus pecados,
tenho a doce esperança de um dia desfrutar
de Deus no céu com você por toda a eternidade.

Que assim seja.

Santa Rita, Padroeira dos casos desesperados, rogai por nós.

Santa Rita, Advogada dos Casos Impossíveis, interceda por nós.

3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

RELATED ARTICLES

Orações

Corpo Incorrupto

Reze no Santuário

Pedidos de Oração

Testemunhos

Rosa Virtual

Vela Virtual

Acenda uma vela virtual pela intenção de seus pedidos a Santa Rita