quarta-feira, junho 29, 2022

Batismo

“CONVERTEI-VOS E PEÇA CADA UM DE VÓS O BATISMO EM NOME DE JESUS CRISTO, PARA VOS SEREM PERDOADOS OS PECADOS. RECEBEREIS ENTÃO O DOM DO ESPÍRITO SANTO” (ATOS 2, 38).

 

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (vitae spiritualisianua – porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (CIC. 1213).

“O Batismo é o primeiro e o principal sacramento para o perdão dos pecados: une-nos a Cristo morto e ressuscitado e nos dá o Espírito Santo” (Cân. 985).

Este sacramento é também chamado “banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5), porque é nascido da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3, 5).

“O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor, ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz” (Cân. 1277).

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

Artigo anteriorExpediente Paroquial Secretária
Próximo artigoEucaristia
Noticias & Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Pastorais

Expediente Paroquial Secretária

Diáconos

Horários das Missas