quarta-feira, junho 29, 2022
InícioSantuarioHistória do Santuário

História do Santuário

PRAÇA DE LUNARDELLI EM DEZEMBRO DE 1980
vista área de Lunardelli em Outubro de 1984

Lunardelli, cidade abençoada por Deus, e protegida pela sua filha Santa Rita. Cidade que passou por uma verdadeira transformação para acolher milhares de peregrinos que vêm até o Santuário para manifestar a sua fé a Santa das “causas urgentes”. Assim, vamos abordar neste artigo tal transformação que transformou esta pequena mais abençoada cidade.

Primeiramente vamos perceber que estas peregrinações a lugares santos, a santuários, a mosteiros etc., originou-se desde os primeiros séculos da era cristã.  Pois, percebemos que o ser humano é por natureza peregrino. Desde a nossa concepção iniciamos uma eterna caminhada, que vai desde a nossa gestação, crescimento, amadurecimento até a final viagem, a eternidade. É esse o sentimento que motiva e impulsiona a todos aqueles que têm fé, que crêem na transcendência da vida e na provisoriedade do estado atual.

Desinstalar-se, peregrinar, deslocar-se, sair de uma condição de comodidade ou de necessidade em busca de uma nova luz; um novo sentido para a vida. Essa aspiração, que brota da intimidade da alma humana, incentiva milhões de pessoas no mundo inteiro a buscar o sagrado em locais de manifestações religiosas. Assim, “estes lugares de peregrinação são tradicionalmente lugares forte de oração. Os santuários são para os peregrinos, lugares excepcionais de manifestações religiosas”  .

Assim, a palavra turismo provém do latim e significa giro, volta, viagem ou movimento de sair e retornar ao local de partida. Trata-se do deslocar-se, sair de sua residência, chegar a um determinado ponto, permanecer no local, conhecer, usufruir dos atrativos e regressar. Portanto, turismo significa o deslocamento temporário com retorno ao local de partida.

Portanto, turismo religioso é a atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religiosos. O adjetivo “religioso” aplicado ao “turismo” deve ser reconhecido em sua amplitude espiritual e metafísica. Trata-se de um fazer turístico capaz de manifestar algum dado de religiosidade. Convém lembrar que essa aspiração está presente em praticamente todas as religiões.

Lunardelli Paraná Brasil

Assim, Lunardelli é uma pequena cidade que está localizada na região central do Paraná e é o destino de milhares de peregrinos que vêem até o Santuário de Santa Rita de Cássia, para manifestar a sua devoção.

Para podermos compreender melhor o histórico de devoção na Paróquia Santa Rita de Cássia é interessante fazermos uma viagem ao passado e percebemos os sinais de Deus, nesta bela história de nossa Paróquia.

Um senhor conhecido como João “Calabrês”, viera da Itália e se estabelecera nesta região. A convite do senhor Armando Moment, que era gerente da Fazenda Mundo Novo (situada no atual município de Lunardelli), foi morar na citada fazenda para fazer o alinhamento da propriedade.
O senhor João “Calabrês” tinha uma imagem de Santa Rita de Cássia (não se sabe se trouxera da Itália ou se havia adquirido para pagar uma promessa).

Seu desejo era doá-la a uma pessoa que fosse religiosa e devota da Santa. Percebendo que Dona Maria, esposa do senhor Armando era muito religiosa, perguntou-lhe se queria a imagem.

Dona Maria, não só aceitou com muita alegria, como também sentiu um desejo de oferecê-la a uma comunidade da qual seria a padroeira.
Dona Maria tentou levá-la para Apucarana onde poderia ser escolhida como padroeira da igreja de lá.

Mas o seu plano não deu certo. Algum tempo depois, Dona Maria foi buscar a imagem e a guardou em sua residência por algum tempo.
Como sempre acontece no surgimento de uma nova cidade, mesmo sendo “insignificante” aos olhos humanos, um grupo de pessoas se propôs a construir uma igreja na cidade nascente. E o sonho se tornou realidade.
Em 1º de julho de 1963, Pe. Emílio Callec, na época, pároco da Paróquia São João Batista

Levantando o cruzeiro onde mais tarde rezará a primeira missa

de São João do Ivaí, celebra a 1ª missa e abençoa um Cruzeiro que havia sido levantado na praça.
No dia da inauguração da igreja, em meio aos grandes festejos, foram, de xarete até a casa de dona Maria Moment, buscar a imagem de Santa Rita e colocada na igreja recém construída.

 

Primeira Igreja de Lunardelli-PR

O tempo ia passando. A pequena Cidade, mesmo enfrentando certas dificuldades, mas com um olhar sempre otimista ia construindo sua história. E a comunidade católica desejava crescer na fé e na fraternidade, esforçava-se para dar novos passos na construção de uma verdadeira comunidade paroquial.

Primeira Igreja e a do lado a construção da Segunda Igreja
Primeira Igreja e a do lado a construção da Segunda Igreja

Em 22 de maio de 1969, Dom Romeu Alberti, Bispo Diocesano de Apucarana preside a Santa Missa e cria oficialmente a Paróquia Santa Rita de Cássia e no dia 31 de maio do mesmo ano, Pe. Pedro Beltrami toma posse como o 1º pároco.
Pe. Pedro Beltrami fica à frente a da Paróquia até maio de 1971. Após um grande e profundo trabalho pastoral, por motivo de saúde é obrigado deixar a Paróquia Santa Rita de Cássia de Lunardelli.

Primeira Igreja e a do lado a construção da Segunda Igreja
Primeira Igreja e a do lado a construção da Segunda Igreja

Seguiram-se, à frente da Paróquia, vários Padres e Diáconos, todos eles deixando suas marcas de dedicação, trabalho e fidelidade à Igreja.

DEMOLIÇÃO DA ANTIGA IGREJA

É praticamente impossível, num artigo, relatar o que cada padre ou diácono realizou e celebrou nesta comunidade paróquia. Quem sabe em uma outra oportunidade retomaremos a caminhada deixada para trás.

Vista Aérea da Praça e Nova Igreja
Vista Aérea da Praça e Nova Igreja
Vista Aérea da Paroquia Santa Rita
Vista da Paroquia Santa Rita
padre João Maria da Rocha Santana, ou Padre Joãozinho

Em 04 de julho de 1993, Pe. João Maria da Rocha Santana, carinhosamente chamado de Pe. Joãozinho, chega em Lunardelli. Com muito zelo, visita as famílias, e acolhe seus desejos e pedidos.

Em 1º de janeiro de 1994, um grupo de seminaristas vem à Lunardelli para uma missão de férias. Visitam as famílias tanto da zona urbana, quanto da zona rural. Durante este trabalho, nasce a ideia de fazer uma novena em honra de Santa Rita, no dia 22 de cada mês, ideia que se concretizou já no dia 22 de janeiro do mesmo ano.

Esta novena continua até hoje, sem omitir um único dia 22, pelo contrário, os devotos aumentaram tanto, que o número de missas e novenas teve que ser aumentado para dar oportunidade a todos os que desejam cumprir seus votos e promessas.

Inicio da Construção da Gruta.

Em 1995, durante os preparativos da festa de maio, surge a ideia de construir uma gruta onde os devotos de Santa Rita poderiam se dirigir para agradecer as graças recebidas e também confiar seus pedidos. Este sonho se tornou realidade e a gruta começa a ocupar um lugar especial e de destaque.

 

Construção do Canteiro de Rosas e da Gruta
Construção do Canteiro de Rosas e da Gruta

E no dia 22 de maio do mesmo ano (1995), Dom Domingos Gabriel Winieswiki, Bispo Diocesano de Apucarana celebra a Santa Missa dos 25 anos de Paróquia e abençoa a gruta, declarando que seria um lugar de muitas bênçãos.

Padre Joãozinho e o Bispo Dom Domingos Gabriel Wisniewski
Relíquia com o Pedaço do Manto de Santa Rita de Cássia

Em 1997, Pe. João, tomado por um grande entusiasmo, visitou Cássia, de onde trouxa uma relíquia (um pedacinho do manto) de Santa Rita. O número de romeiros não parava de crescer e aos poucos, começaram a substituir o nome de Paróquia por Santuário Santa Rita.

De acordo com o levantamento da própria paróquia cerca de cerca de 400.000 mil fiéis visitam a Paróquia anualmente. Assim, a Paróquia é aclamada pelos fiéis como Santuário. Mas a Igreja particular de Apucarana não reconhece como Santuário, a Paróquia Santa Rita. Mas no mês de março o conselho de presbíteros, juntamente com o Bispo Dom Celso Antônio decidiram conceder o título de Santuário a Paróquia.
A comunidade de Lunardelli acolheu está notícia com muita alegria e de imediato começou a se organizar para o grande dia. Assim durante os nove dias que antecedeu o dia 22 foram realizadas as novenas que teve grande participação da comunidade.

E no dia 22 de maio de 2011 foi uma grande festa, milhares de fiéis vieram até o Santuário, cerca de 40.000 mil pessoas vieram de vários lugares do Paraná e de outros estados. E durante a celebração das 15:00h que foi presidida pelo bispo diocesano dom Celso Antônio a paróquia Santa Rita de Cássia, foi elevada a categoria e dignidade de Santuário de Santa Rita de Cássia.

bispo diocesano dom Celso Antônio
Bispo diocesano Dom Celso Antônio Missa 22/05/2011

 

Assim, a Paróquia foi reconhecida pela Igreja como Santuário, lugar de fé, de espiritualidade, lugar em que os fiéis têm a oportunidade de fazer um encontro com o Cristo.

Aos 06 de outubro de 2012, tomou posse como Pároco/Reitor do Santuário Santa Rita, Pe. Célio Marcos Tarozo.


Pe. Célio passou o restante de 2012 e 2013, além das atividades do Santuário, conhecendo e acolhendo os anseios das pessoas, das famílias e da comunidade. A atenção e a perspicácia de Pe. Célio, não demoraram em perceber as necessidades do Santuário e elegeu as mais urgentes:

 

a ampliação da cozinha que confiou aos cuidados do Pe. Vanderlei Amorim e a ampliação da igreja pois não continha mais os romeiros em número sempre maior.
Em março de 2014, iniciaram-se os trabalhos, contando sobretudo, com a misericórdia do Senhor, a proteção de Santa Rita e a colaboração generosa da comunidade, dos romeiros e devotos da Padroeira Santa Rita de Cássia.

Primeiro Pilar e Inicio da Ampliação do Santuário
Primeiro Pilar e Inicio da Ampliação do Santuário
Demolição da Torre para início da ampliação do Novo Santuário.

 

Novo Santuário de Santa Rita de Cássia
Novo Santuário de Santa Rita de Cássia
Interior do Novo Santuário
Interior do Santuário

Com as obras finalizadas, a capacidade do tempo foi ampliada de 500 para 2,5 mil pessoas sentadas. Para que a experiência de fé dos romeiros seja completa.

Peçamos a proteção de Santa Rita de Cássia sobre as vidas! Bem aventurada seja Santa Rita de Cássia! A todos, que, de uma maneira ou de outra, tem contribuído com o Santuário, tanto na parte material como na parte espiritual, toda nossa gratidão e que Santa Rita interceda pelas necessidades de cada um.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Reze no Santuário

Pedidos de Oração

Testemunhos

Rosa Virtual

Vela Virtual

Acenda uma vela virtual pela intenção de seus pedidos a Santa Rita