Lucas
Mateus
Espirito Santo
Marcos
João
O Altar do Cordeiro e a Água que brota do altar
12 Apóstolos
Mão de Deus
A Cruz Gloriosa de Cristo
Videira
Figueira
Rosas
Abelhas
Pia Batismal
Capela de Nossa Senhora Aparecida
Réplica do Corpo de Santa Rita
Cadeira do Sacerdote
Santa Rita Contemplando Cristo na Cruz.
Lucas, é simbolizado por um touro alado. Ele inicia o seu Evangelho falando de Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer sacrifício no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos (cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.
Mateus, é representado por um anjo ou homem alado porque inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência humana, marcado pelo seu nascimento (cf. Mt 1). É a dimensão da obra prima de Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança.
Espirito Santo
Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
Marcos, inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (cf. Mc1,1-25). Seu símbolo é um leão alado, representando as feras que habitavam o deserto. É a dimensão da força, da realeza, poder e autoridade do filho de Deus
João, dentre os quatro o maior teólogo, é representado por uma águia, por causa do elevado estilo do seu evangelho, que fala da divindade e do mistério altíssimo do filho de Deus. Ele inicia seu evangelho de cima para baixo: “No princípio era o verbo, e o verbo estava junto de Deus.” (cf. Jo 1, 1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de Deus diante das forças deste mundo.
O cordeiro e o altar são duas realidades do templo de Jerusalém. O cordeiro era oferecido a Deus, sobre o altar. O altar é lughar de adoração e sacrificio.
QUando Jesus é chamado ed Cordeiro de Deus em João1,29 e em Joçao 1,36, é uma referência ao fato de que ele é o sacrificio perfeito pelo pecado
Na parte inferior da pintura artística, há um altar e sobre o qual, um cordeiro que é cristo, o cordeiro de Deus
Mas Jesus é também o altar do sacrifício e deste altar brotam rios de água viva. Esta parte da pintura podemos dizer, que expressa o que lemos no livro do Apocalipse:
E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
Apocalipse 22:1
No círculo azul que está em volta da Cruz Gloriosa, há 12 pombas brancas. Elas representam os 12 Apóstolos que acompanharam Jesus, durante sua vida pública e testemunharam a ressureição do do Senhor. Após receberem o Espirito Santo, no dia de Pentecostes, saíram destemidamente, pregando o Evangelho de Cristo a todos os povos, ou seja ensinando tudo o que tinham visto e ouvido durante o seu convívio com Jesus.
A grande mão representa o símbolo da Primeira Pessoa que é o Pai, criador de todas as Coisas.
A Cruz Gloriosa e Cristo
Dentro do círculo azul, há uma cruz na qual está Jesus. É a Cruz Gloriosa pois Jesus não permaneceu na Cruz. Jesus ressuscitou.
A Cruz, para o cristão, não é símbolo de morte, mas de vida, de ressurreição. Ela é a nossa única esperança! A glorificação de cristo e a nossa salvação passam pelo suplício da Cruz.
Os apóstolos resumiram sua pregação, no Cristo crucificado e ressuscitado dos mortos, de quem provém a justificação e a salvação de cada um. São Paulo diz que Cristo cancelou o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. (CL 2,14)
O Caminho da cruz, da humilhação e da obediência foi o que Deus escolheu para nos salvar. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente ate a morte e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor. (Fil 2,6-11)
Em Cascia, na Úmbria - Itália, é possível visitar o lugar onde está o poço do qual Rita extraía água para regar um pau seco, em obediência à superiora do convento que a acolhera, após o assassinato do seu marido e a morte dos dois filhos vitimados pela peste.

Rita soube aceitar com humildade as injúrias e incompreensões, e obedecer com prontidão aos mandatos que recebia. Diante da ordem extravagante de regar um pau seco, ela não duvidou, mas o regou, fez germinar, florescer e dar fruto.

No mesmo pátio em que está o poço, vê-se a parreira ainda hoje. Tendo em vista que a idade padrão de uma vinha é 80 anos, surpreende-nos que a videira de Rita sobreviva há 600 anos, dando uvas todo ano!
Curiosidades:
Todos os anos as irmãs desse convento mandam vinho feito com as uvas da Videira de Santa Rita para o Papa.
Rita recebeu a visita de uma amiga de Roccaporena. E esta perguntou se ela tinha algum pedido de sua antiga casa. Rita disse que tinha um profundo desejo de comer dois figos maduros e ver uma linda rosa. Todavia, sua amiga tentou a desenganar, pois, o inverno era muito rigoroso, nevava-se muito, e, era impossível ter vida no jardim. Porém, querendo atender ao pedido de Rita, sua amiga foi até o jardim, lá havia uma roseira com os ramos secos, mas na ponta havia milagrosamente uma belíssima rosa. E, outra surpresa: na figueira congelada, dois figos belos e maduros. Colhe-os e levou-os à Rita.
Essa Rosa é chamada Rosa Cavalo, está rosa deu origem às outras Rosas que certamente é a Rosa que Rita possuía em seu jardim em Roccaporena.
Conta à tradição que, seus pais levavam Rita para a roça e a deixavam dormindo à sombra de uma árvore. Certo dia um enxame de abelhas brancas entrava e saía de seus lábios abertos, neles depositando mel sem a ferroar. Nenhum gemido da criança para chamar seus pais; ao contrário, a menina se alegrava.
Enquanto isso, um lavrador que estava próximo feriu-se com uma foice, dando um grande talho na mão direita.
Dirigindo-se imediatamente para Cássia, a fim de receber os necessários cuidados médicos, ao passar perto da criança viu as abelhas que zumbiam ao redor de sua cabeça. Parou e agitou as mãos para livrá-las do enxame. No mesmo instante, sua mão parou de sangrar e o ferimento se fechou. Gritou de surpresa, o que chamou a atenção de Antônio e Amata que acorreram ao local.
Curiosidades
Na literatura espiritual, as abelhas e seu mel significam “doce conversão”, diálogo com Deus. Em outras palavras, Deus amava Rita, mais doce que o próprio mel.
Este fato é relatado pelos biógrafos da santa e transmitido pelas tradições e pinturas que a ele se referem. A Igreja, tão exigente para aceitar as tradições, insere esta circunstância nas lições do Breviário. Tendo atribuído o nascimento de Rita a um milagre, seus pais também atribuíram este acontecimento a um prodígio.
Em Cássia, ainda hoje, um enxame de abelhas brancas, sem ferrão, está perto do muro da igreja e, através de um pequeno orifício, voa até o tumulo de Rita.
Pia Batismal
A pia batismal é um vaso ou tanque situado no interior da igreja, destinado ao batismo e sobre ela o candidato é banhado. Em geral é de pedra, madeira ou metal, apoiada sempre em um pedestal.
O batismo é a entrada na comunidade, por isso a pia batismal simboliza a introdução da pessoa na Comunidade-Igreja.
É na pia batismal que todos os homens que recebem o sacramento do batismo nascem para Deus. Por meio da água somos lavados do pecado e nos tornamos criaturas novas, filhos de Deus e herdeiros do céu.
Capela de Nossa Senhora Aparecida
Na Capela de Nossa Senhora Aparecida contém a imagem réplica de Nossa Senhora com o manto que ficava na imagem original do Santuário Nacional de Aparecida.
A cada tempo o Santuário Nacional de Aparecida eles trocam o manto da imagem e dessa vez eles trocaram e doaram para o Santuário Santa Rita de Cássia de Lunardelli-PR.
A entronização da imagem ocorreu em 22 de setembro de 2016. Você pode conferir as fotos aqui.
A Réplica do Corpo de Santa Rita
O Corpo incorrupto de Rita de Cássia é um dos casos mais célebres, de que se tem notícia na história da igreja Católica.
Nascida em um vilarejo chamado Roccaporena, Margherita Lotti, aquela que ficaria conhecida no mundo inteiro como a "Santa das Causas Impossíveis" morreu ainda em 1457, mas, até hoje, quem quer que visite a pequena comuna de Cássia, no interior da Itália, ficará impressionado em encontrar os restos mortais dessa santa mulher, ainda vem preservados no interior de uma urna dourada de cristal. Em Lunardelli, há uma réplica do corpo de Santa Rita. Está dentro do Santuário para visita e devoção, de todos os romeiros.
Cadeira do Sacerdote
A Cadeira do Sacerdote deve manifestar a função do sacerdote de presidir as celebrações litúrgicas para a assembleia e dirigir orações, por isso o lugar mais apropriado para essa cadeira, é estar de frente para povo, no fundo do presbitério. Antes de ser destinada ao uso litúrgico deve ser abençoada.
Disponham-se também, no presbitério, cadeiras para os sacerdotes concelebrantes e diáconos. Os demais ministros sentam-se separados do clero que preside a missa.
A cadeira do presidente deve ser diferente das demais. Ela deve ser vista como os olhos da fé, como aquele que nela senta, representando o próprio Jesus. O presidente da Santa Missa está no lugar do próprio Cristo, único e eterno Sacerdote. Essa cadeira deve ser de pedra como um trono destinado ao presidente da celebração.
Altar
Mesa da Palavra
Pintura Presbitério
Imagem de Santa Rita de Cássia
Réplica do Corpo de Santa Rita
Capela do Santíssimo
Altar
A palavra ALTAR, em latim significa plataforma elevada ou pedra sagrada, onde devem estar gravadas e ungidas, cinco cruzes que representam as chagas da crucificação, lugar da divindade.
O primeiro altar que encontramos na história bíblica, foi construído por Noé, ao sair da Arca.
No Antigo Testamento, os primeiros homens que tinham uma missão especial, como Abraão, Isaac, Jacó, Moises e Josué, ofereciam sacrifícios a Deus com animais e frutas para o perdão de seus pecados.
Na Nova e eterna Aliança (Novo Testamento), Jesus se apresenta como Cordeiro vivo, alimento de reconciliação, pedra angular.
Para a Igreja Católica, o altar é um local sagrado por que ali se celebra o encontro de Deus com o seu povo (Representa a Morte de Jesus na Cruz) e é também, a mesa do Senhor (Ceia). No Altar, se celebra a Santa Ceia, ou seja, o próprio sacrifício de Cristo. Sobre o Altar, acontece a transubstanciação do Pão e do Vinho em corpo e sangue de Cristo.
Mesa da Palavra
Mesa da Palavra significa posição elevada de onde Deus fala. A Mesa da Palavra ou Ambão, deve estar situada em um ambiente que favoreça a comunicação de Deus com o seu povo, por meio de leituras bíblicas, salmo e evangelho, facilitando a participação da assembleia.
A Mesa da Palavra poderá ser ornamentada, dependendo da ocasião, com um arranjo de flores naturais ou um candelabro.
É a mesa da palavra que Deus se faz presente nos textos propostos pela liturgia, ricos em ensinamentos, nos dando um precioso alimento. A Mesa da Palavra ocupa o espaço litúrgico de onde Deus fala com seu povo, motivo pelo qual ela merece todo respeito.
Serafins
Cruz de Fundo
Pedras Brancas
Pintura Presbitério
Altar
Pedras Vermelhas
Serafins
Serafins
Serafins são criaturas celestes, encontrada nas sagradas escrituras
Cruz de Fundo
A cruz de fundo lembra Santa Rita, pois em todas as imagens de Santa Rita ela está com a Cruz.
As Pedras nas portas do sacrário: as Brancas, vieram do mosteiro de Cássia.
Foram trazidas pelo artista sacro e pelo artesão que fizeram o Sacrário.
As Pedras vermelhas são daqui do Paraná, formando simbolicamente uma unidade entre o Santuário em Cascia e o Santuário de Lunardelli-Paraná
Serafins
Serafins são criaturas celestes, encontrada nas sagradas escrituras