Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 68

Deprecated: preg_match_all(): Passing null to parameter #2 ($subject) of type string is deprecated in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 69

Warning: Undefined array key 0 in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 70
São Tomás Becket | Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia - Lunardelli-PR
 
 







SANTO DO DIA - 29 de Dezembro

São Tomás Becket

O medo da morte não deve fazer-nos perder de vistaa justiça. Voltei para morrer no meio de vós.

 

 

São Tomás Becket

São Tomás Becket nasceu no ano 1118 em Londres. Sua família era oriunda da Normandia. Desde muito novo, foi enviado à carreira eclesiástica. Formou-se na Abadia de Merton e, logo em seguida, frequentou a universidade de Bolonha, destacando-se pelas qualidades intelectuais.

Em 1154, Henrique II, rei da Inglaterra e de parte da França, nomeou São Tomás Becket como seu chanceler. Homem de confiança do rei, vivia uma vida de bem-estar e não renunciava às insígnias e aos privilégios do poder. Apesar de estar diante do soberano, São Tomás Becket jamais deixou de ser generoso com os mais necessitados.

A mudança na vida de São Tomás Becket aconteceu, em 1162, após ser ordenado sacerdote e sagrado Bispo dois dias depois. A partir disso, tornou-se a pessoa mais irrelevante a seguir ao rei. São Tomás Becket mudou inteiramente de vida, convertendo-se num dos prelados mais austeros.

Convencido de que o cargo de primeiro-ministro e o de príncipe da Inglaterra eram incompatíveis, São Tomás Becket pediu demissão do cargo de chanceler, o que descontentou muito o rei. 

Henrique II ficou ainda mais aborrecido quando, em 1164, por ocasião dos concílios de Clarendon e Northampton, o Arcebispo tomou o partido do Papa contra ele. São Tomás Becket viu-se obrigado a fugir, disfarçado de irmão leigo, e foi procurar asilo em Compiègne, junto de Luís VII. Passou, a seguir, à abadia de Pontigny e depois à de Santa Comba, na região de Sens.

Decorridos quatro anos, a pedido do Papa e do rei da França, Henrique II acabou por consentir que São Tomás Becket regressasse à Inglaterra. Persuadiu-se de que poderia contar, daí em diante, com a submissão cega do Arcebispo, mas em breve reconheceu que muito se tinha enganado, pois este continuava a defender as prerrogativas da Igreja romana contra as pretensões régias.

Desesperado, o rei exclamou um dia: Malditos sejam os que vivem do meu pão e não me livram deste padre insolente. Quatro cavaleiros tomaram à letra estas palavras, que não eram sem dúvida mais que uma exclamação de desespero. Em 29 de dezembro de 1170, à tarde, vieram encontrar-se com São Tomás Becket no seu palácio, exigindo que ele levantasse as censuras que tinha imposto. Recusou-se a isso e foi com eles tranquilamente para uma capela lateral da Sé. Morro de boa vontade por Jesus e pela santa Igreja, disse-lhes; e eles abateram-no com as espadas.

O assassinato de São Tomás Becket comoveu muitos, tanto que, após três anos, no dia 21 de fevereiro de 1173, o Papa Alexandre III sancionou o seu martírio, elevando-o à honra dos altares.

Oração

Ó querido santo, vos despojaste de toda glória e poder humano para assumir o poderio divino do serviço ao outro, do pastoreio sincero, rogai por nós para que tenhamos a mesma coragem e desapego. Olhai também por aqueles que trabalham em favor da justiça social.

Amém.

São Tomás Becket, rogai por nós!