Dom João Wilk, bispo de Anápolis (GO), morreu na tarde de hoje (11) aos 74 anos | Diocese de Anápolis
O bispo de Anápolis (GO), dom João Wilk morreu na tarde de hoje (11) aos 74 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca com complicações para múltiplos órgãos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Hospitalar Ânima, em Anápolis desde o dia 4 de novembro, mas “ainda no final de outubro ele havia sido internado e retornou para casa”, disse a diocese de Anápolis à ACI Digital. Dom João Wilk já tinha insuficiência cardíaca crônica e seu estado de saúde foi agravado desde abril, com o diagnóstico de uma limitação na função hepática.
O velório e as cerimônias fúnebres de dom João Wilk serão realizados na catedral Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. O velório inicia hoje, a partir de 22h. A primeira missa de corpo presente acontece às 00h, seguida de outras celebrações às 7h, 9h, 12h, 14h e 16h. A última missa ocorre amanhã (12), às 19h. Depois da celebração, o corpo do bispo será sepultado na cripta da catedral de Anápolis.
Em 1981 foi enviado como missionário ao Brasil. Ele serviu nas paróquias Santo Antônio, na Cidade Ocidental (GO), São Marcos e São Lucas, em Ceilândia (DF). Também foi custódio provincial da Província São Maximiliano Kolbe, redator da revista Cavaleiro da Imaculada, entre 1990 a 1998. Foi reitor do Seminário Maior da Ordem em Brasília, entre 1986 a 1992. Além disso, foi guardião do convento Jardim da Imaculada; diretor das Edições Kolbe; diretor Nacional do movimento Milícia da Imaculada; professor de Teologia no Seminário Maior e no Curso de Teologia para leigos, em Brasília (DF) e Luziânia (GO).
Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.
O bispo de Luziânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, foi nomeado hoje (5) bispo-coadjutor de Anápolis (GO). Ele será assistente do bispo de Anápolis, dom João Wilk, com direito à sucessão, segundo a diocese de Anápolis.
O bispo auxiliar de Anápolis (GO), dom Dilmo Franco de Campos, morreu ontem (1º) a tarde em decorrência de um infarto. Dom Dilmo tinha 52 anos e era bispo auxiliar de Anápolis desde 1º de fevereiro de 2020.
Recurso contra penhora da Associação Pró-Vida de Anápolis é rejeitado pela Justiça de Goiás
A Associação Pró-Vida de Anápolis (GO) teve seu recurso contra a penhora dos bens da instituição rejeitado pela Justiça de Goiás. O valor da penhora seria usado na indenização de Tatielle Gomes da Silva que em 2005, foi impedida pelo padre Luiz Carlos Lodi da Cruz, fundador da associação, por meio de um habeas corpus, de abortar seu bebê diagnosticado com a síndrome de Body Stalk, doença caracterizada pelo cordão umbilical curto e não fechamento da parede abdominal.
---
Fonte: ACI Digital
URL Original: https://www.acidigital.com/noticia/65433/morre-dom-joao-wilk-bispo-de-anapolis-aos-74-anos
Comentários