Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 68

Deprecated: preg_match_all(): Passing null to parameter #2 ($subject) of type string is deprecated in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 69

Warning: Undefined array key 0 in /santaritalunardelli/controller/Language.php on line 70
Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia - Capital da Fé do Paraná
 
 
Home

Notícias

Notícias

Quem ama verdadeiramente trabalha pela paz, diz Leão XIV

O papa Leão XIV no Ângelus do dia 21 de setembro de 2025. | Crédito: Vatican Media.

“Convosco e com os Pastores das Igrejas da Terra Santa, repito que não há futuro baseado em violência, exílio forçado e vingança”, disse o papa no Ângelus de hoje (21). “Os povos precisam de paz: quem os ama verdadeiramente, trabalha pela paz”.

Da sacada de seu escritório privado no Palácio Apostólico, Leão XIV elogiou o trabalho que associações católicas estão fazendo pela paz em Gaza.

“Dirijo-me, em primeiro lugar, aos representantes de várias associações católicas, empenhadas na solidariedade para com o povo da Faixa de Gaza. Caríssimos, aprecio a vossa iniciativa e muitas outras que, em toda a Igreja, expressam proximidade aos irmãos e irmãs que sofrem naquela terra martirizada”, disse o papa.

Na semana passada, um grupo de padres e religiosos lançou uma rede internacional na Itália com o objetivo de denunciar a “violência injustificada contra a população palestina”, pedir respeito ao “direito internacional” e organizar orações e outros eventos para ajudar a população palestina.

Com o nome “Sacerdotes Contra o Genocídio”, esta iniciativa já conta com mais de 500 apoiadores em todo o mundo, segundo os organizadores.

Antes da oração do Ângelus, o papa Leão XIV convidou os fiéis a refletirem sobre a administração dos bens materiais e, mais profundamente, sobre como cada um administra o dom da própria vida.

"Não somos senhores da nossa vida" nem dos "bens de que gozamos".

"Não somos senhores da nossa vida nem dos bens de que gozamos; tudo nos foi dado como dom pelo Senhor, que confiou este património ao nosso cuidado, à nossa liberdade e responsabilidade”, disse o papa comentando a parábola do administrador infiel (Lucas 16,1-13),

Segundo o papa, a parábola apresenta a imagem de um administrador chamado pelo seu senhor para prestar contas da sua gestão.

Leão XIV destacou a importância deste ensinamento e afirmou que um dia também seremos chamados a "prestar contas do modo como administramos a nossa vida, os nossos bens e os recursos da terra, tanto perante Deus como perante os seres humanos, a sociedade e, sobretudo, aqueles que virão depois de nós".

O administrador da parábola, continuou o papa, "mesmo na gestão da riqueza desonesta deste mundo, consegue encontrar uma maneira de fazer amigos, saindo da solidão do seu egoísmo".

Os cristãos, que vivem à luz do Evangelho, devem "usar os bens do mundo e a nossa própria vida pensando na verdadeira riqueza, que é a amizade com o Senhor e com os irmãos", continuou.

"Como estamos a administrar os bens materiais, os recursos da terra e a vida que Deus nos confiou? ", questionou.

O veneno da competição "muitas vezes gera conflitos"

Quando se segue critério do egoísmo, disse o papa, "colocando a riqueza em primeiro lugar e pensando apenas em nós mesmos", isso acaba nos isolando "dos outros" e espalhando "o veneno de uma competição que muitas vezes gera conflitos".

“Podemos reconhecer tudo o que temos como um dom de Deus a ser administrado, e usá-lo como instrumento de partilha para criar redes de amizade e solidariedade, para edificar o bem, para construir um mundo mais justo, equitativo e fraterno”, disse o papa.

“Rezemos à Santíssima Virgem, para que interceda por nós e nos ajude a administrar bem o que o Senhor nos confia, com justiça e responsabilidade”, concluiu.

Comentários

Notícias Recentes

'Não renuncie ao próprio pensamento', adverte Leão XIV sobre inteligência artificial

'Não renuncie ao próprio pensamento', adverte Leão XIV sobre inteligência artificial

'Não renuncie ao próprio pensamento', adverte Leão XIV sobre inteligência artificial Motivado pela 60º Dia das Comunicações Sociais, celebrado hoje (24), dia em que a Igreja recorda a memória...

Hoje a Igreja celebra a conversão de são Paulo

Hoje a Igreja celebra a conversão de são Paulo

Hoje (25), a Igreja Católica celebra o dia em que são Paulo – então chamado Saulo – alcançou a conversão, a caminho de Damasco, para onde se dirigia para perseguir os cristãos. Como se...

Só 37% dos americanos se identificam como pró-vida, mas 67% querem restrições ao aborto

Só 37% dos americanos se identificam como pró-vida, mas 67% querem restrições ao aborto

Só 37% dos americanos se identificam como pró-vida, mas 67% querem restrições ao aborto Um bebê com 20 semanas — no segundo trimestre, quando abortos por dilatação e curetagem são comumente...

Hoje é celebrado são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores

Hoje é celebrado são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores

Hoje é celebrado são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores “O amor é a perfeição do espírito e a caridade é a perfeição do amor”, dizia são Francisco de Sales....

São Francisco de Sales viu um padre recém-ordenado discutindo com seu anjo da guarda

São Francisco de Sales viu um padre recém-ordenado discutindo com seu anjo da guarda

São Francisco de Sales viu um padre recém-ordenado discutindo com seu anjo da guarda Hoje (24) é a festa de são Francisco de Sales, doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas e escritores...

Carmelita mineira Maria Imaculada da Santíssima Trindade é declarada venerável

Carmelita mineira Maria Imaculada da Santíssima Trindade é declarada venerável

Carmelita mineira Maria Imaculada da Santíssima Trindade é declarada venerável Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. | Crédito: Carmelo da Sagrada Família. O papa Leão XIV autorizou...