Carmelita mineira Maria Imaculada da Santíssima Trindade é declarada venerável
Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. | Crédito: Carmelo da Sagrada Família.
O papa Leão XIV autorizou hoje (22) a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas da irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade (1909 – 1988), conhecida como Mãezinha, mineira e fundadora do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre (MG), que passa a ser venerável.
Na audiência de hoje (22) com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o papa aprovou o decreto que reconhece que ela viveu de modo heroico as virtudes cristãs - fé, esperança e caridade - bem como as virtudes humanas, de forma constante e exemplar. Agora, precisa do reconhecimento de um milagre para a beatificação e outro para a canonização.
Ela entrou para o carmelo de Campinas (SP) em 1929 e recebeu o nome de irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. Sua espiritualidade era centrada no mistério trinitário e marcada por uma vida de oração intensa, vivida com fidelidade silenciosa e perseverante.
A irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade fundou o Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre. Segundo o site do carmelo, desde os primeiros anos da fundação, as irmãs e o povo da cidade lhe deram o apelido de Mãezinha, em sinal de gratidão e confiança.
Apesar da saúde frágil, devido a um câncer na perna que teve ainda na infância, “ela cuidava da formação das jovens irmãs, dos afazeres da casa, da administração da enorme construção do novo carmelo, e atendia, como se nada a mais tivesse a fazer, às inúmeras pessoas de todas as idades, classe social, profissão e religião, que iam ao locutório para lhe pedir conselhos e o auxílio de suas orações”, diz o site. “Tudo isso sem descuidar da vida de oração, silêncio e recolhimento”.
O papa Leão XIV também autorizou a promulgação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da venerável Maria Ignazia Isacchi, nascida Angela Caterina, fundadora da Congregação das Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus de Asola. Com o reconhecimento do milagre, a religiosa italiana, que nasceu em 1857 e morreu em 1934, poderá ser proclamada beata.
Leão XIV autorizou o reconhecimento das virtudes heroicas de Maria Tecla Antonia Relucenti, cofundadora da Congregação das Pias Operárias da Imaculada Conceição, que nasceu em Ascoli Piceno, Itália, em 1704 e morreu em 1769; de Crocifissa Militerni, nome religioso da italiana Teresa, religiosa da Congregação de São João Batista, que nasceu em 1874 e morreu em 1925; e de Nerino Cobianchi, fiel leigo, também italiano, esposo e pai de família, que nasceu em 1945 e morreu em 1998. Com esse reconhecimento, todos passam a receber o título de veneráveis.
Escrevo para a ACI Digital há nove anos e desde 2023 sou correspondente no Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho quatro filhos e sou catequista há cerca de 20 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Uma estátua de 2,5 metros de altura do papa são João Paulo II foi instalada na praça do Largo Marechal Deodoro, em Barbacena (MG), na última terça-feira (20).
Leão XIV aprova beatificação de mártir da Guatemala e de freira que fundou convento na Itália
O papa Leão XIV aprovou XIV hoje (22) o martírio do servo de Deus Augusto Ramírez Monasterio, sacerdote franciscano morto na Guatemala em 1983, e o milagre atribuído à intercessão da venerável Maria Ignazia Isacchi, fundadora da Congregação das Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus de Asola, na Itália.
Advogados pedem à Real Academia Espanhola que inclua ‘cristianofobia’ em dicionário
A Fundação Espanhola de Advogados Cristãos lançou uma campanha em apoio a um pedido formal à Real Academia Espanhola (RAE) para incluir a palavra "cristianofobia" em seu dicionário, o mais importante dicionário de língua espanhola.
---
Fonte: ACI Digital
URL Original: https://www.acidigital.com/noticia/66457/carmelita-mineira-maria-imaculada-da-santissima-trindade-e-declarada-veneravel
Comentários