Cerca de 4,2 milhões de fiéis participam da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade
A 186ª Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). | Crédito: Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.
A 186ª Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), recebeu mais de 4,2 milhões de fiéis entre os dias de 26 de junho a 5 de julho, segundo a Prefeitura da cidade. “Foi uma experiência de evangelização verdadeiramente extraordinária”, disse o reitor do santuário basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins da Silva.
A Romaria do Divino Pai Eterno é uma das maiores festas religiosas do Brasil e a maior do Centro-Oeste. Este ano, teve como tema "Clamamos: Abbá, Pai!".
O tema “tocou no âmago da nossa identidade cristã, que é a filiação divina”, disse o reitor, segundo o site Pai Eterno. “Em cada missa, novena, terço e procissão, fomos convidados a resgatar a intimidade e a confiança de uma criança nos braços do pai”.
“A Palavra de Deus foi semeada com muita força nesses dez dias, restaurando famílias, curando feridas emocionais e acendendo uma chama de esperança que o mundo tanto precisa”, continuou.
Durante os dez dias de festa, peregrinos de todo Brasil participaram em missas, novena, procissões e outras manifestações de fé dedicadas ao Divino Pai Eterno.
O encerramento da festa ontem (5) aconteceu com uma procissão luminosa que reuniu milhares de fiéis com velas, saindo da igreja matriz em direção à praça do Santuário Basílica, onde o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, celebrou a missa.
Na homilia, dom João Justino disse que o santuário basílica do Divino Pai Eterno "é um símbolo enorme, como uma grande torre, uma enorme bandeira erguida, a sinalizar que Deus quer ser reconhecido como o Pai, e quer que nós nos tratemos uns aos outros como irmãos".
Ao comentar a parábola do Pai misericordioso, ele disse que "a misericórdia não é um prêmio da conversão, ela está na origem da conversão" e convidou os peregrinos a voltar para casa renovados pela experiência do perdão de Deus.
"Quem clama Pai precisa trabalhar pela reconciliação, ser construtor de pontes, ajudar a estabelecer diálogos entre as pessoas, encontros, jamais promover a divisão", disse o arcebispo.
A festa foi encerrada com uma queima de fogos. O padre Marco Aurélio disse em entrevista ao site Pai Eterno que “a Romaria é um forte momento de abastecimento, mas a verdadeira missão começa agora, quando o romeiro volta para casa”.
“O meu pedido é que cada devoto leve esse fogo do Espírito Santo para as suas paróquias e comunidades. Sejam perseverantes na oração, na caridade e nos sacramentos. Não deixem que a rotina apague o clamor do ‘Abbá, Pai!’”, concluiu o reitor.
A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, quando, numa localidade nas proximidades do córrego do Barro Preto, que mais tarde recebeu o nome de Trindade, o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira encontrou um medalhão enquanto trabalhavam no campo. A peça trazia a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles a levaram para casa, onde, junto com outros morados, começaram a rezar o terço.
As notícias de graças alcançadas se espalharam, levando ao crescimento do número de devotos. Com isso, foi construída, por volta de 1843, a primeira capela coberta com folhas de buriti. Em 1912, foi inaugurado o primeiro santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz.
Dois anos depois do início das orações em torno do medalhão, Constantino foi a Pirenópolis (GO), mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica. Mas, foi orientado pelo artista plástico Veiga Valle a fazer uma imagem maior, de aproximadamente 30 cm.
Como não tinha dinheiro para pagar pela obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da imagem e voltou a pé para Trindade, onde foi recebido com festa. Assim surgiu o motivo da peregrinação anual ao santuário.
O atual santuário basílica do Divino Pai Eterno teve sua pedra fundamental lançada em 1943, em comemoração pelo centenário da romaria.
Em 2011, foi iniciado o processo para a construção do novo santuário do Divino Pai Eterno em Trindade, tendo as obras começado no ano seguinte e ainda em andamento. O local será a segunda maior basílica do país e a terceira maior do mundo, com uma área construída de 145 mil metros quadrados. O templo será capaz de acomodar 8 mil pessoas sentadas e cerca de 10 mil em seu interior.
Escrevo para a ACI Digital há nove anos e desde 2023 sou correspondente no Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho quatro filhos e sou catequista há cerca de 20 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Hoje (5), primeiro domingo de julho, romeiros de todo o Brasil celebram a do Divino Pai Eterno, que acontece no santuário de Trindade (GO).
A Romaria do Divino Pai Eterno 2026 começa na próxima sexta-feira (26), em Trindade (GO), e segue até o domingo (5), dia da festa do Divino Pai Eterno. O evento é, segundo os organizadores, uma das maiores festas religiosas do Brasil e a maior do Centro Oeste. No ano passado, 4,3 milhões de pessoas participaram dos dez dias de romaria.
Ser peregrino da esperança na Igreja não é fanatismo ou proselitismo, diz dom Jaime Spengler na Romaria do Pai Eterno
“Ser peregrino, peregrina de esperança na Igreja não é fanatismo ou proselitismo, não! Também não significa trabalhar para conquistar adeptos, não”, disse ontem (6) o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na missa solene da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou a lei que reconhece o Divino Pai Eterno patrono do Estado. A devoção, que começou no século XIX, se tornou a maior manifestação religiosa do Centro-Oeste brasileiro e reúne milhões de pessoas todos os anos em Trindade (GO).
---
Fonte: ACI Digital
URL Original: https://www.acidigital.com/noticia/68811/cerca-de-42-milhoes-de-fieis-participam-da-romaria-do-divino-pai-eterno-em-trindade
Comentários