Em uma longa publicação nas redes sociais feita por volta das 3h da manhã de domingo, Trump disse que "não era fã" do papa nascido nos EUA e o acusou de falhar na liderança. As declarações marcam um momento raro na história moderna em que um líder nacional criticou tão diretamente o Bispo de Roma, que é chefe de Estado.
Cerca de três horas após sua publicação sobre o Papa, Trump postou uma imagem gerada por inteligência artificial de si mesmo como Jesus, aparentemente curando uma pessoa.
O Arcebispo Paul S. Coakley, presidente da Conferência dos bispos católicos dos EUA, repreendeu as declarações de Trump em termos breves, porém incisivos.
"Estou desconsolado com a escolha do Presidente de escrever palavras tão depreciativas sobre o Santo Padre. O Papa Leão XIII não é seu rival; tampouco o Papa é um político. Ele é o Vigário de Cristo que fala a partir da verdade do Evangelho e pelo cuidado das almas."
A publicação do presidente segue-se a vários comentários do Papa Leão XIII sobre a paz — focando-se em uma variedade de conflitos e em todos os lugares do mundo em guerra — do Oriente Médio à Ucrânia e, no domingo, ao Sudão. Ele liderou uma Vigília de Oração pela Paz global no sábado à noite.
A longa publicação de Trump mencionou o Irã e a Venezuela e até mesmo o irmão do Papa, dizendo: "Não quero um Papa que critique o Presidente dos Estados Unidos porque estou fazendo exatamente aquilo para o qual fui eleito, COM UMA VITÓRIA ESMAGADORA…"
Mais tarde, ele acrescentou comentários a repórteres, enquadrando a posição do Papa como permissiva em relação à escalada nuclear.
“Se eu não estivesse na Casa Branca, Leão não estaria no Vaticano”, afirmou Trump, instando o papa a “se concentrar em ser um Grande Papa, não um político”.
Embora as tensões entre o Vaticano e os líderes políticos não sejam novidade, críticas pessoais diretas nesse nível ainda são raras.
Os papas costumam se pronunciar sobre situações políticas, já que a política, em última análise, diz respeito a como organizamos a vida em sociedade como seres humanos, e o papel da Igreja é defender a dignidade humana em todas as situações.
Por sua vez, o Papa Leão acaba de partir para uma viagem de 10 dias à África, onde visitará quatro países. Ele pareceu imperturbável diante da crítica incomumente direta do presidente Donald Trump, dizendo a repórteres na segunda-feira, em seu voo para a Argélia, que não tinha “nenhum medo” do governo Trump e que continuaria proclamando o Evangelho “em voz alta”, acrescentando um comentário irônico sobre a postagem de Trump no Truth Social: “É irônico — o próprio nome do site. Não preciso dizer mais nada”.
[Atualização: Assim que os Estados Unidos acordaram com a notícia da publicação do presidente e, em seguida, com as respostas de Leo, vários bispos começaram a fazer declarações, ecoando a do Arcebispo Coakley. Uma delas, digna de nota, é a do Bispo Barron, aqui.]
---
Fonte: Aleteia
URL Original: https://pt.aleteia.org/2026/04/14/lider-dos-bispos-dos-eua-responde-a-publicacao-de-trump-sobre-o-papa-leao-xiv/
Comentários