Trump tem uma política imperialista de achar que pode tudo, diz bispo referencial dos brasileiros no exterior
O bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), dom Luiz Fernando Lisboa. | Crédito: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Donald Trump, tem uma “política má, de domínio, uma política imperialista, de acharem que eles podem tudo”, disse o bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), dom Luiz Fernando Lisboa, à Agência ECCLESIA, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Ele criticou o ataque militar dos EUA à Venezuela e disse que a ação foi um “absurdo” e uma grave ameaça à soberania dos povos.
“Quando as pessoas acham que são donas do mundo, que podem tudo, acontece isso. Trump tem a mentalidade de que a América do Sul é quintal dos Estados Unidos. Ele quer ressuscitar uma teoria antiga, mas nós rejeitamos absolutamente isso”, disse ele.
Dom Luiz, que é bispo referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), ligada à Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em missão em Lisboa, Portugal. Segundo ele, a intervenção norte-americana ocorrida no sábado (3), que resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores, foi recebida com “muita tristeza” e “muito espanto”.
O regime de Maduro “pode não ser o mais adequado, os líderes podem falhar o quanto for, mas nada justifica uma invasão”, disse dom Luiz. “Cada povo é soberano e deve autodeterminar-se, não o outro país invadir e querer comandar o outro”.
“Alguns dizem que o Trump é louco. Eu não concordo. Ele é mau, é malévolo”, disse dom Luiz. “Já falou da Groenlândia, já falou do canal do Panamá. Ele está cumprindo aquilo que todo mundo achava que era uma grande asneira”.
“Então preocupa-nos. Porque tanto o Brasil, como Colômbia, como Chile, são lugares ricos em recursos. Ele começou na Venezuela. Não é impossível que ele queira expandir essa maluquice para outros lugares”, disse.
Ele pediu que se respeite a soberania do país, e disse esperar que líderes mundiais se posicionem e que haja “algum encontro” para que se tirem “alguns consensos”.
“Vários países já se manifestaram contra essa ocupação da Venezuela. É uma pena que a ONU esteja tão desgastada e sem poder nenhum, porque ela seria uma instância de apaziguar e de dar orientações, mas, infelizmente, está do jeito que está”, lamentou.
“O presidente Trump tem que ser questionado e tem que haver alguém que o pare”, concluiu.
Escrevo para a ACI Digital há nove anos e desde 2023 sou correspondente no Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho quatro filhos e sou catequista há cerca de 20 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Morte de 32 soldados cubanos confirma intervenção de Cuba na Venezuela, diz dissidente
O anúncio do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, de que 32 soldados cubanos morreram defendendo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirma que o regime cubano apoiou o chavismo, não só em troca de petróleo venezuelano, mas também pela participação na administração do país, disse Regis Iglesia, porta-voz do Movimento Cristão de Libertação (MCL), organização cubana de resistência ao regime comunista. Iglesia vive exilado na Espanha.
‘Ventos de esperança sopram’ para Venezuela, Nicarágua e Cuba, diz líder nicaraguense
Arturo McFields, ex-embaixador da Nicarágua na Organização dos Estados Americanos (OEA), disse que, depois da captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, “ventos de esperança sopram” para Venezuela, Nicarágua e Cuba.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou ontem (6) por telefone com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
---
Fonte: ACI Digital
URL Original: https://www.acidigital.com/noticia/66243/trump-tem-uma-politica-imperialista-de-achar-que-pode-tudo-diz-bispo-referencial-dos-brasileiros-no-exterior
Comentários