Neste segundo domingo do Advento, uma voz “grita no deserto”, diz o Evangelho. É a voz de são João Batista que chama à conversão e, por isso, convida os fiéis a preparar o coração para o Senhor Jesus.
Além de meditar o Evangelho do dia, acenda-se em família a segunda vela da Coroa com a liturgia familiar para celebrar o Advento.
Na segunda semana, a Igreja motiva a reconciliação com Deus mediante à confissão, que nos devolve a amizade com o Senhor, a qual se tinha perdido pelo pecado.
Nesse contexto, acender a segunda vela roxa da Coroa do Advento é sinal do processo de conversão que se está vivendo.
Para esses dias, é recomendado buscar os horários de confissões do templo mais próximo para aproveitar as graças que Deus derrama no Sacramento da Reconciliação.
Desta maneira, quando chegar o Natal, poderá estar bem preparado interiormente, unido a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.
1 Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2 "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". 3 João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!" 4 João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. 5 Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6 Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7 Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: "Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8 Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9 Não penseis que basta dizer: 'Abraão é nosso pai', porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10 O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. 11 Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará num fogo que não se apaga"
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Segundo Domingo do Advento ou Imaculada Conceição, o que será celebrado em 8 de dezembro
O próximo domingo (8) será o Segundo Domingo do Advento, que este ano coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Embora pela tabela de precedência dos dias litúrgicos os domingos do Advento precedam as solenidades, no Brasil, a celebração da Imaculada Conceição será mantida no dia 8 de dezembro.
No Advento levantemos o olhar para Jesus, “que alivia o coração”, diz o papa Francisco
Que “este tempo do Advento seja uma oportunidade preciosa para levantar o olhar para o Senhor, que alivia o coração e nos sustenta no caminho”, disse o papa Francisco hoje (1º), primeiro domingo do Advento, antes de rezar o Ângelus com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico e, neste ano, começará no domingo, 30 de novembro.
---
Fonte: ACI Digital
URL Original: https://www.acidigital.com/noticia/50434/hoje-e-celebrado-o-segundo-domingo-do-advento
Comentários